quarta-feira, 6 de abril de 2011

Preparo Físico

Atletas passam por avaliação do Programa SESI/SP – Atleta do Futuro
Atletas do Voleibol participando da avaliação física, sob coordenação do técnico Sidnei Dourado

No dia 04 de fevereiro de 2011, os atletas adamantinenses do “Programa SESI/SP – Atleta do futuro” foram submetidos à primeira avaliação física de 2011, que é realizada duas vezes ao ano.
O Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) faz parte do Programa SESI/SP – Atleta do Futuro e tem por objetivo descrever, acompanhar e analisar o comportamento do crescimento corporal, da aptidão física, do estado nutricional e dos hábitos de vida dos atletas.
A avaliação física consiste na realização de inúmeras medidas e testes, sendo eles: medidas da massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC) e da envergadura.
Além de testes de flexibilidade, de força-resistência abdominal, de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), de força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball), de agilidade, de velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros) e de capacidade cardiorrespiratória (9 minutos).
Após a avaliação física é realizada a média geral dos atletas e ainda, as condições física individual, criando uma base de dados que permite a compreensão do universo complexo em que se inserem os fatores de crescimento, da aptidão física do perfil nutricional de cada atleta.
Essa base de dados permite ao técnico ou monitor responsável, desenvolver exercícios que estimulem a melhoria nos setores em que os atletas possuem dificuldades.
A avaliação é feita em todos os atletas das várias modalidades existentes em Adamantina e atendidas pelo programa, sendo elas: Voleibol, Futsal, Basquete, Capoeira, Judô, entre outros.
O Programa SESI/SP – Atleta do Futuro atende aproximadamente 1250 atletas, com apoio da Secretaria de Esportes e da empresa madrinha Metalúrgica Adamantina, sendo desenvolvido com apoio do coordenador do programa na cidade, Ricardo Mendes e equipe da SELAR.

Luan Nóbrega
Estudante de Jornalismo/FAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário