quinta-feira, 14 de abril de 2011

Avaliação Física

Escola Teruyo Kikuta desenvolve núcleo do “SESI/SP – Atleta do Futuro”
Funcionários da Secretaria de Esportes e professora de educação física, Jaqueline orientando os alunos

Estagiária da Secretaria de Esportes, Daniela orientando as crianças durante a avaliação física

A Escola Municipal Teruyo Kikuta de Adamantina aderiu ao Programa SESI/SP – Atleta do Futuro, desenvolvendo várias atividades esportivas e sociais com importante acompanhamento de professores e da direção.
Na instituição está sendo desenvolvido um núcleo do mencionado programa, com atividades pré-desportivas que consistem no aumento do vocabulário desportivo das crianças atendidas pela escola.
Os alunos são orientados pela professora de Educação Física, Jaqueline Ortega de Moura com apoio da diretora Vera Lúcia Mantovani Martins e da coordenadora Maria Cristina Baveloni Rombaldi.
Na última terça-feira, 12, os alunos foram submetidos à primeira avaliação física de 2011, que é realizada duas vezes ao ano.
O Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) faz parte do Programa SESI/SP – Atleta do Futuro e tem por objetivo descrever, acompanhar e analisar o comportamento do crescimento corporal, da aptidão física, do estado nutricional e dos hábitos de vida dos atletas. A avaliação física consiste na realização de inúmeras medidas e testes, sendo eles: medidas da massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC) e da envergadura.
Além de testes de flexibilidade, de força-resistência abdominal, de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), de força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball), de agilidade, de velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros) e de capacidade cardiorrespiratória (9 minutos).
Depois da avaliação física é realizada a média geral dos atletas e ainda, as condições física individual, criando uma base de dados que permite a compreensão do universo complexo em que se inserem os fatores de crescimento, da aptidão física do perfil nutricional de cada atleta.
Essa base de dados permite ao técnico ou monitor responsável, desenvolver exercícios que estimulem a melhoria nos setores em que os atletas possuem dificuldades.
O Programa SESI/SP – Atleta do Futuro contribui com o desenvolvimento de várias modalidades esportivas e ainda, realiza importante trabalho com as instituições de ensino da cidade. Além disso, as atividades possuem total apoio da Secretaria de Esportes e da empresa madrinha Metalúrgica Adamantina GATTI.

Luan Nóbrega
Estudante de Jornalismo/FAI

Um comentário:

  1. esse teste abdominal e para desempenho motor � muito importante para menor de 18 anos.

    ResponderExcluir