terça-feira, 29 de novembro de 2011

Capoeira

6º Encontro Interestadual de Capoeira reúne cerca de 300 esportistas


O município de Adamantina sediou nos dias 12 e 13 de novembro, o 6º Encontro Interestadual de Capoeira. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”, reunindo cerca de 300 capoeiristas de 15 cidades da Nova Alta Paulista, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Em contato com a nossa reportagem, os responsáveis pela realização do evento, professor Rafael Curumim e o Mestre Ura destacaram o sucesso do encontro.
Segundo os organizadores: “Foi um evento que sensibilizou muitas pessoas presentes, por meio das formas e atitudes que os capoeiristas fizeram e testemunharam sobre toda a história da capoeira até os dias atuais” e prosseguiram: “A capoeira em Adamantina teve um papel fundamental, porque é uma modalidade que trabalha o corpo e mente, orientando as crianças e contribuindo na sua formação”.
Durante o evento foram batizados com o primeiro cordão de capoeira aproximadamente 100 alunos de projetos desenvolvidos com escolas e entidades assistenciais, entre elas: Lar Cristão de Meninas, Projeto ASA, Prójovem Adolescente, IAMA, Educandário Madre Clélia, SOS Bombeiros, Escolas Fleurides, Navarro de Andrade, Helen Keller, Grio, Teruyo Kikuta e do grupo de capoeira “Filhos da Barra”.
O evento teve a presença dos praticantes da técnica “Capitães da Areia”, representado pelos Mestres Anande, e Jânio, além da participação dos mestres Demir, Valdir, Aldo, Reinaldo e Ura, reunindo oito gerações de capoeiristas.
O Grupo de Capoeira “Filhos da Barra”, composto pelo Mestre Ura; professores Rafael Curumim e Pelé; formados Morcego (Deda), Tiago e Zangão; estagiários Caio (Di Boa), Nego, Fran e demais integrantes agradecem a participação de todos e o importante apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Luan Nóbrega
Estudante de Jornalismo/FAI

6º Encontro Interestadual de Capoeira reúne grande público no Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário