Dia do Desafio 2011: Adamantina enfrenta cidade cubana
Funcionários da Secretaria Municipal de Obras participando do Dia do Desafio 2010, sob orientações da professora Claudia Corradi
Professor “Kalango” orientando crianças na última edição do Dia do Desafio
No próximo dia 25 de maio, acontece a edição 2011 do tradicional Dia do Desafio.
Neste ano, o município de Adamantina possui 33.707 habitantes e enfrentará a cidade de Manuel Tames, do Estado de Guantánamo de Cuba, que possui 41.664 habitantes.
No Dia do Desafio, duas cidades do mesmo porte, competem entre si, com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas para a realização de uma atividade física de livre escolha, por pelo menos 15 minutos contínuos.
O objetivo principal do evento é estimular a criatividade, fomentar o surgimento de novas lideranças e incentivar a integração de diferentes segmentos da comunidade em torno de um objetivo comum, despertando interesse pela atividade física diária, como parte das necessidades básicas do ser humano. Toda população de qualquer faixa-etária de uma cidade, país e do mundo pode participar.
Além disso, o Dia do Desafio é um incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar. A participação no evento tem incumbido primordialmente o espírito de confraternização e solidariedade, resultando no intercâmbio sócio-cultural entre a comunidade e cidades participantes, porém, é importante lembrar que a participação vai além da competição.
Em contato com a nossa reportagem, o secretário municipal de esportes, Ronaldo Pereira Dutra “Tuiuiú” explica: “Na hora mais conveniente à empresa, entidade e escola convidam os funcionários, alunos, associados, a prática de atividade física previamente estipulada por 15 minutos apenas”.
E cita exemplos: “Nas empresas podem ser realizadas ginástica laboral, caminhadas, alongamento e uso das escadas para subir ou descer poucos andares. Já nos
bairros poderão ser feitos jogos, rua de lazer e passeio de bicicletas em grupo. Nas escolas e clubes, a realização de campeonatos, jogos esportivos e recreativos, ginástica e alongamento. Nas casas, atividades como: ginástica, alongamento e dança. E, nos parques podem ser realizada caminhada, corrida, ginástica e alongamento”.
“A mobilização de vários setores do município é de suma importância, não apenas pelo resultado da competição, mas pela melhoria da qualidade de vida, por meio do esporte”, destaca o secretário.
Para registrar a participação, bastar ligar para o número: (18) 3522-4312 ou na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, situada anexo ao Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”.
Luan Nóbrega
Estudante de Jornalismo/FAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário